Quadro de Insetos



 
Sabe, ese fim de semana levei uma cigarra pra reunião do CDCE e os meninos amaram!

A idéia é fazer um quadro de insetos.

Pedir a ajuda deles não é uma má idéia. Óbvio que devem ser aconselhados de como pegar e conservar os insetos para que não se machuquem e não despedacem os bichinhos.

Aí vão as dicas de como fazer um.

• Seria legal se cada unidade fizesse o seu, porque a variedade de insetos na área urbana não é tão grande, então com um em cada unidade eles teriam como mostrar diversos tamanhos e cores de uma mesma espécie.



1. Como coletar?



Meu maior conselho é: Use a criatividade.

Para isetos sem asas, ou que as usem pouco, recomendo potes, tampões e agilidade.

Para insetos alados recomendo um "apanhador de borboletas", esse site ensina a montar um utilizando apenas um cabo de vassoura, um cabide, um pano de chão, linha e agulha.





2. Câmara Mortuária



Após a coleta, os insetos devem ser mortos o mais rápido possível, sem que se quebrem ou sejam danificados.



Pegue um frasco (necessariamente de vidro) daqueles de palmito ou azeitona, coloque um pouco de algodão no fundo, corte um pedaço de filtro de café do mesmo diâmetro do frasco em cima da camada de algodão. Derrame um pouco de acetona e feche-a. Está pronto.



Quando for matar os insetos coletados, coloque um de cada vez dentro da câmara e espere que fiquem imóveis.



*Particulamente odeio essa parte. Para ajudar, mantenho na mente que as reações dos insetos são respostas ao meio. Não possuem complexidade cerebral suficiente para sentirem, por exemplo, dor ou desespero.





3. Alfinetando



Os insetos devem ser alfinetados com alfinetes entomológicos, adquiridos em casas especializadas. Alfinetes comuns enferrujam e danificam os insetos em pouco tempo. Os alfinetes entomológicos são vendidos em vários tamanhos, mas os de números 2 e 3 são os mais utilizados.



Qualquer inseto que seja grande o suficiente para não ser danificado quando espetado no alfinete, pode ser montado. Este deve ser atravessado na região do tórax do inseto (entre as pernas). Os diferentes grupos de insetos possuem características importantes para a identificação e o alfinete deve ser espetado no local certo, como se segue:



 





Abelhas, vespas, moscas, etc.: Espete o alfinete no tórax do inseto entre as bases das asas, deslocado para a direita;



Percevejos e barbeiros: espete o alfinete através do escutelo (mais à direita) que fica localizado no tórax. O escutelo é semelhante a um triângulo que fica entre as asas;



Grilos, gafanhotos, besouros, etc.: Espete no tórax, mais à direita da linha central; Borboletas e mariposas – espete o alfinete entre as asas.



ps: Não recomendo capturarem borboletas ainda no início da prática, elas necessitam de maiores conhecimentos para serem armazenadas da forma correta.





4. Etiquetas



A colocação de etiqueta é importante; dados sobre a data, o local de coleta, o nome do coletor, bem como informações sobre o habitat ou a planta onde o inseto foi coletado, são indispensáveis. Para isto são necessárias etiquetas. Assim como os insetos, elas deverão estar à uma mesma altura no alfinete

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Código GADERI POLUTY

Código Morse

Clube de Desbravadores Gideão