Código Internacional de Sinais

Código Internacional de Sinais1 (CIS) - Nome que recebe o conjunto de sinais visuais, sonoros, eléctricos e homógrafos (pronúncia em rádio), utilizados para facilitar a comunicação entre estações móveis ou fixas, navais, terrestres, aéreas, civis ou militares.
Estes sinais são codificados em acordos internacionais, no âmbito da ONU e referendados pelos países membros em sua legislação.
São utilizados por forças armadas, alianças militares, como a OTAN, marinha mercante, controle de tráfego aéreo, como a ICOM, embarcações de pesca e desportivas, radioamadores, simples conversas ao telefone entre muito outros.
Tem origem na comunicação entre embarcações, que utilizavam de bandeiras coloridas presas aos mastros. Com o avanço da tecnologia e o aparecimento da comunicação via rádio surgiu também a necessidade de melhorar o entendimento e a padronização das mensagens, criando-se assim o Código Fonético Internacional.

Alem do significado próprio de cada letra, o uso de uma ou mais letras em situações especificas tem um significado, como um barco de pesca com uma bandeira G indica que arrasta rede de pesca, as letras QAP, em fonia, significam que o operador está à espera/na escuta, entre muitas situações possíveis.

Código Internacional de Sinais


Alfa = Tenho um mergulhador na água. Mantenha-se afastado e navegue a baixa velocidade.

 Bravo = Estou a carregar ou descarregar, ou a transportar carga perigosa.


Charlie = Sim (resposta afirmativa ou "O significado do grupo anterior deve ser interpretado na forma afirmativa").


Delta = Mantenha-se afastado de mim; estou a manobrar com dificuldade.


Echo = Estou a guinar para estibordo
Foxtrot = Estou com avaria; comunique comigo.

Golf = Preciso de um piloto. (Em locais de pesca e por navios de faina pesqueira a curta distância uns dos outros, significa - Estou a meter dentro as minhas redes). 

Hotel = Tenho piloto a bordo.


Índia = Estou a guinar para bombordo.
 Julliet = Mantenha-se bem afastado de mim. Tenho fogo a bordo e transporto carga perigosa ou estou a derramar carga perigosa.


Kilo = Desejo comunicar consigo.
Lima = Pare o seu navio imediatamente.

Mike = O meu navio está parado e sem seguimento.
November = Não (resposta negativa ou "O significado do grupo anterior deve ser interpretado na forma negativa").
Oscar = Homem ao mar.
Papa = Num porto: Todas as pessoas devem regressar a bordo porque o navio vai largar.
No mar: As minhas redes estão presas num obstáculo.


Quebec = O estado sanitário do meu navio é bom e peço livre prática.



Romeo = Sem significado.
Sierra = Estou operando com propulsão à ré.



 Tango = Mantenha-se afastado; nós estamos a pescar de arrasto em parelha.



Uniform = Você está a dirigir-se para um perigo.
.

Victor =  Preciso de assistência
Whiskey  = Preciso de assistência médica.
X-Ray = Suspenda as suas manobras e preste atenção aos meus sinais.
 Yankee = Estou a arrastar o meu ferro (garrar).


Zulu = Preciso de um rebocador. (Em locais de pesca e por navios de faina pesqueira a curta distância uns dos outros, significa  -Estou a lançar as minhas redes").






Referencia: 

http://salvador-nautico.blogspot.com.br/2010/03/codigo-internacional-de-sinais.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Código GADERI POLUTY

Código Morse

Clube de Desbravadores Gideão